O foco no desenvolvimento do transporte aéreo dominou o final do século XIX e início do século XX. Mesmo com o surgimento do avião, o dirigível foi visto como o “Navio-do-ar” ou “Dirigível”, e, portanto, mais adequado para transportar passageiros e carga.
Os alemães se destacaram na construção de dirigíveis, sendo Ferdinand Von Zeppelin, posteriormente chamado de Conde Von Zeppelin, um dos principais investidores nesse projeto, mesmo sem o apoio do governo do Kaiser na época. Essa audácia levou-o a sucessos, que geraram o apoio entusiasmado da população, passando a contar com o apoio do governo alemão nas fases posteriores de seus projetos. A partir dessas concepções, os dirigíveis passaram a ser vistos como um instrumento que representaria um grande avanço na evolução da humanidade.
Infelizmente, um acidente causado por uma reação do material de revestimento do dirigível, que estava usando hidrogênio em vez de hélio (o gás originalmente planejado pela empresa), resultou em um acidente que foi imortalizado pelas imagens da época. Dos 97 passageiros a bordo, 62 foram salvos, mas mesmo assim, o acidente abalou a confiança e a produção e operação dos dirigíveis foram interrompidas.
Desde a sua criação até o desastre que interrompeu seu uso, um total de 135 aeronaves foram projetadas, das quais 131 entraram em serviço, sendo 81 delas destinadas a uso militar. Um dos exemplos mais marcantes foi o LZ129 (Hindenburg), que fez várias viagens ao redor do mundo, em uma época em que as conexões entre os povos eram limitadas e lentas.
Os dirigíveis foram amplamente utilizados na Primeira Guerra Mundial. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o ciclo aeronáutico se concentrou intensamente em aeronaves a jato, deixando pouco espaço para um retorno aos “dirigíveis”.
Os meios de transporte pesado continuam dependendo de soluções do século XIX, como trens, navios, aviões e caminhões, que são exemplos de conceitos tecnologicamente atualizados, mas que dependem de infraestruturas terrestres para operar, com limitações claras de acesso a diferentes lugares do mundo, custos elevados e também impacto ambiental que não está alinhado com as expectativas para a sociedade do futuro.
Porém, todos esses modos de transporte não conseguem alcançar todos os pontos do globo. Os dirigíveis podem preencher essa lacuna e eventualmente substituir os modos tradicionais em cenários mais complexos.
É inegável que a velocidade no desenvolvimento tecnológico tem acelerado vários segmentos humanos, e o setor aeronáutico não ficou para trás. A tecnologia atual permite resgatar o conceito original dos dirigíveis, introduzindo uma nova forma de transporte.
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